DúvidasContatoInicial

17.11.08

Competição entre os blogs

Na lista dos Blogs de RPG, surgiu uma conversa a partir de um post no .20 que questiona se os diversos rankings que surgiram na blogosfera de RPG criariam um clima de competição entre os blogs. Sobre isso, digo eu:


É errado afirmar que existe competição entre blogs por uma razão muito simples:

Haveria competição se houvesse escassez de resultados. Ou seja, para eu ter um leitor novo alguém deveria perder um na mesma proporção. Ou seja, existe uma quantidade LIMITADA de leitores (acessos) e os blogs competem pela maior fatia.

Porém, a lógica da Internet não diz respeito a economia da escassez e aos jogos de Soma Zero (onde para um ganhar, alguém necessariamente tem que perder). Ou seja, quando eu ganho um leitor não significa necessariamente (ou seja, pode significar, mas não é uma condição obrigatória) que alguém perdeu.

Pelo contrário. Toda vez que eu conto com um novo leitor ou acesso no meu blog, a possibilidade maior é que esse leitor/acesso também visitem algum outro endereço de minha rede. Dessa forma, estamos num jogo de Não Zero, onde todos compartilham os resultados ao invés de disputá-los.

O jogo da Internet é do mesmo gênero do jogo de RPG. Pensar em competição entre blogs é colocar a carroça em cima dos burros.

2 Comments:

Emanoel Ferreira said...

EU QUERO MEU BLOG DE CONTOS SOBRE CRIATURAS NOTURNAS (RPG) AÍ EM!!!! MUITO BOM ISSO AKI KARA!
COLOQUEM MEU BLOG AÍ! (ME AVISEM LÁ QUANDO COLOCAREM - E PODIAM ENTRAR COMO SEGUIDORES LÁ EM... SEM QUERER PEDIR D++ RSRSRS):
www.blogtaberna.blogspot.com

rola parceria???

Poeta Mórbido said...

Vim agradecer ao comentário no meu blog e por ter adicionado na Lista Lúdica, que por sinal é um blog muito bom! Adicionei vcs também ao link do blog!

Grato,
ZBCast (http://zbcast.blogspot.com/)