DúvidasContatoInicial

15.11.09

Neste natal, pegue o pinguim!

Para saber mais sobre o que é e como é o jogo Pega o Pinguim da dupla brasileira André Zatz e Sérgio Halaban (lançado este ano pela Toyster/Game Office), eu recomendo a leitura desse post no Game Analytics e este post no E aí, tem jogo?.

Em linhas gerais, Pega o Pinguim é um jogo de ação e movimento, onde você guia o seu pesquisador pelo tabuleiro tentando pegar o maior número de pinguins para o seu estudo.

 

 Vídeo aula sobre Pega o Pinguim

Na últma jogatina que participei, levei o Pega o Pinguim para apresentar aos amigos. Entre eles, estava um apaixonado por jogos que não tinha nenhum conhecimento de mecânicas mais modernas, pensando tabuleiros como pares de War e Banco Imobiliário. Mal expliquei a segunda ou terceira regra de Pega o Pinguim e ele já se assustou: "opa, esse é complicado, heim?". Passado o susto inicial, ficou claro que Pega o Pinguim é único no mercado nacional de jogos. Suas mecânicas, mesmo as "não avançadas", já são suficientemente inovadoras para o público geral. Porém, ao invés de barreira, essa diferença é, na verdade, um grande rito de passagem. O mesmo cara que estranhou foi o que terminou elogiando o jogo e ganhando a partida. Ainda que num desempate acirrado comigo. Excelente introdução aos jogos "fora da caixa".



Imagem da capa do jogo

O jogo é, de fato, muito divertido. As pessoas rapidamente se acostumam, mesmo com as regras avançada que incluem o leilão da ordem de jogo e o mix das cartas de movimento e ação. Fazer o movimento dos pinguins entre cada round pode quebrar o ritmo do jogo. Como eu estava ensinando, sugeri que a cada vez uma pessoa diferente cuidasse da movimentação dos pinguins, assim todos acabavam envolvidos na brincadeira o tempo todo. Outra piada divertida do jogo é o posicionamento do Pé-Grande. Em Pega o Pinguim, o último jogador tem o poder de colocar um monstro no tabuleiro que atrapalha a passagem e as ações dos outros jogadores. Deu para perceber que os jogadores disputavam o último lugar com afinco. No fim da noite, "posicionar o Yeti" já tinha sido incorporado ao nosso vocabulário como sinônimo de sacanear alguém.


Galera entendendo a movimentação dos pesquisadores antes do jogo. O Pé-grande no fundo só esperando para entrar na brincadeira.


Os componentes de jogo são muito bons, padrão internacional mesmo. Senti falta apenas de bases de cores diferentes para os pesquisadores e de mais espaço no tabuleiro. Quando um pesquisador é derrubado por um pinguim deslizante (uma das partes mais divertidas do jogo) não tem muito espaço para deitá-lo e manter a visualização das casas do tabuleiro. Porém, fica claro que não é um erro de design, mas sim uma decisão de produção.


Imagem dos componentes por Game Analytics

Pega o Piguim pode ser encontrado nas lojas de departamento e de brinquedo por um preço muito convidativo, nunca o vi por mais de R$55. Você pode comprá-lo online na Toymania por R$49,90 (preço no momento em que esse post foi escrito). Se você tiver dificuldade em encontrá-lo no Rio de Janeiro, faça contato com a Lista Lúdica que te indicaremos onde encontrar. Eis uma excelente pedida para as compras antecipadas de natal, diversão garantida para todo mundo, além de ensinar pontos cardeais e colaterais para a criançada.

7 Comments:

Cacá said...

Boa resenha Romulo... Parece que o Pega o Pinguim vai ser o grande "hit" do natal lúdico nacional... ;)

Abraços,

Unknown said...

Como tinham dito, basta deixar um comment para inscrever, aqui está: http://rpgdm.erickpatrick.net

Jaime Daniel said...

E muito em breve, também na d3store!

Jaime Daniel said...

Como eu tinha dito:
http://www.d3store.com.br/tabuleiro/tabuleiro/pega-o-pinguim.html

Calvin Kilivitz said...

Olá Rômulo,

Meu blog, o Spellbound, já está inscrito na lista. No entanto, acabei de migrar tudo para outro servidor e também mudei de plataforma (do Blogger para o Wordpress). Seria possível alterar os dados?

A URL nova do blog é:
http://www.kilivitz.net/spellbound

E a URL nova do RSS:
http://www.kilivitz.net/?feed=rss

Valeu pela atenção! Feliz ano-novo.

Jagunço said...

Olá,

Enviei um e-mail para vocês, mas aproveito para registrar em comentário um novo blog:
www.ofeudo.com.br

Gostaria de ser inscrito na lista.
Agradeço desde já.

Abraços!

Calvin Kilivitz said...

Ops... corrigindo:

O feed é
http://www.kilivitz.net/spellbound/?feed=rss