DúvidasContatoInicial

2.11.08

O segredo do Horror no RPG

Nesses dias de Halloween, vários blogs de RPG se dedicaram sobre o tema horror nos jogos. Somando todos os textos, temos uma impressionante coletânea sobre o tema.

O RPG Sem Compromisso coloca na Internet partes raras e pouco lidas do suplemento Gurps Horror, prestando um grande serviço a comunidade, uma vez que o livro se encontra fora de catálogo. No texto, a incerteza e o isolamento são citados como itens primordiais para levar apreensão e medo aos jogadores.

O Vorpal veio com o excelente artigo matando os jogadores de medo, onde ele fala sobre dar falsa sensação de segurança aos jogadores, fazendo como que eles se acreditem no domínio da situação quando na verdade não estão.

O Tomo 4e, possivelmente o melhor blog sobre a 4ª Edição do D&D, veio com mais uma interessante matéria sobre a adaptação de Ravenloft e fala como realçar as características mais medonhas das criaturas para que o horror esteja presente na mesa.

Na seção de RPG do Ambrosia (que infelizmente ainda não circula aqui na lista), o sempre competente Felipe Velloso trás seu olhar e observação sobre o terror, o horror e o medo, de onde cito:


Uma outra forma apropriada de se ver o Gênero é como o medo do insondável, que é a idéia básica de Freud com o conceito alemão unheimlich. Para o psicanalista “chama-se unheimlich tudo o que deveria permanecer secreto, escondido, e se manifesta”, causando aquele estranho paradoxo de se sentir atraído e ao mesmo tempo repelido por um mesmo objeto/conceito/ação, bem na idéia de dissonância Cognoscitiva. Essa dês-confortante situação, na qual mantemos em mente duas idéias ambivalentes (pois geralmente sentimos atração pelo que nos amedronta), gera uma espécie de inconsistência lógica, que pode facilmente nos tomar como uma sensação de horror.


E assim segue a blogosfera de RPG no Brasil: mantendo a qualidade e a diversidade. A Lista Lúdica está de olho em vocês.

1 Comment:

Shadar-Kai said...

Opa! Primeiro parabéns ao(s) responsaveis pela lista lúdica e obrigado por citar um dos posts do blog Rpg Sem Compromisso.

Gostaria de perguntar se tem algum banner da lista lúdica que possa ser colocado em um blog ou se tem algum tipo de divulgação para a Lista Lúdica?

Por enquanto é isso. Até a próxima!