DúvidasContatoInicial

26.10.08

Blogs de RPG, seus agregadores e um pouco mais sobre nossos critérios

Você deve ter imaginado que a Lista Lúdica não é uma idéia criativa e original. Na verdade eu apenas aproveitei as sofisticadas Blog Lists do blogspot e montei um contexto para facilitar a vida. Existem outros e até melhores agregadores de conteúdo de RPG por aí. Inclusive eu fui neles hoje para catar mais blogs para cá.

A iniciativa mais bacana nesse sentido é o RPG Brasil. Lá você pode buscar pelo conteúdo e ele ainda tem nuvem de tags para você ter um visão geral sobre os temas mais populares para a galera do RPG. O sistema parece ainda estar com um problema ou outro, mas não é nada que os desenvolvedores do serviço não resolvam com o tempo.

O outro agregador que consultei é parte da ferramenta Wordpress. É o endereço que organiza todos as entradas que tenham o marcador RPG nos blogs em português que usem o sistema. Evidentemente nem tudo é sobre RPG de mesa, mas é um excelente agregador para você ver blogs que falem de outras coisas que não apenas RPG, como Cultura Útil, que não entrou na Lista Lúdica por ter maior parte do seu conteúdo voltado para cinema.

Os links que entraram na lista hoje então foram:



Com isso somamos 48 blogs de RPG em Português. Ficaram de fora dessa leva por não ter RSS dois portais: Últimos dias de Glória e D&D Brasil.

Reparem que um dos critérios que eu uso não é atualização. Cadastro na lista blogs que não acrescentam conteúdo há mais de 2 anos. Faço isso pois considero que eles podem sempre voltar a qualquer momento (eu mesmo faço grandes hiatos no meu blog principal que tem uns 7 anos já) e também por que vejo a Lista Lúdica como uma grande coleção de links também, uma forma de termos um apanhado geral de todo esse conteúdo independente de sua atualidade.

1 Comment:

Anônimo said...

Valeu pela inclusão!
Comentei no meu blog
http://camilorpg.wordpress.com/2009/02/08/camilorpg-na-lista-ludica/